Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais Morangos - Vive o teu Talento! - Fan Blog Série Morangos com Açúcar da TVI

Fã Blogue dos Morangos com Açúcar,Vive o teu talento! Agora com o regresso às aulas, novas personagens e mil aventuras. A escola agora é um palco, onde podem realizar os seus sonhos.

Este verão - Casal Gay em Morangos com Açúcar

Muito Mais, 15.06.10

Episódios de férias têm casal de jovens homossexuais em cenas nunca antes vistas na série juvenil da TVI

Até agora, pela série juvenil com maior longevidade na televisão portuguesa, já tinham passado personagens gays e lésbicas, mas estereotipadas e com participações muito pontuais. Uma semana após a realização do primeiro casamento gay, a trama de "Morangos com Açúcar" parece acompanhar a realidade e, pela primeira vez, surgirá um jovem casal gay, interpretado pelos actores Miguel Santiago (Fábio) e Carlos Malvarez (Nuno), que irão além dos meros indícios de uma relação.

O primeiro já lá estava, pautado por comportamentos homófobos. O segundo viu rejeitada, nos últimos episódios do formato juvenil, a possibilidade de beijar aquele que agora será o seu namorado. Segundo José Pinto Carneiro, autor de "Morangos", as cenas mais explícitas de carinho já foram gravadas, "de uma forma realista", "com uma relação o mais possível natural".

"Queríamos contar esta historia de forma normal. Hoje na televisão não se pode dar ainda grandes manifestações de carinho entre homossexuais. Mas arriscámos", explicou, ao JN, aquele argumentista da Casa da Criação, traduzindo: "Trata-se de uma história de amor entre dois homens".

Com 60 episódios, os "Morangos" de Verão passaram já por Londres, um dos cenários durante as férias, dividindo-se por outros locais, como a praia de S. Lourenço, na Ericeira. Fábio continua a perseguir o sonho da representação e Nuno, com 19 anos, será um aluno universitário. Autor não quer causar polémica Admitindo não ter contado com o apoio de qualquer associação LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) na construção das personagens, José Pinto Carneiro garante que o tema foi abordado no Inverno, quando a personagem Mariana teve pontualmente uma relação homossexual. "Agora teremos cenas muito mais explícitas de carinho", explicou, realçando "não querer causar polémica", perante a possibilidade de reacções contra a transposição para a trama de personagens com orientação sexual diferente. E após as férias, sendo a orientação sexual algo indissociável a qualquer pessoa, no meio de tantas personagens haverá este ou outro casal gay? "Não. Para o ano queremos inovar e ter coisas diferentes. Não queremos ter pessoas parecidas com estas", respondeu. Para Paulo Corte-Real, rosto da ILGA, associação LGBT, "é necessário contrariar o sentimento de isolamento que muitos jovens continuam a sentir devido à sua orientação sexual, principalmente, quem vive fora de centros urbanos". "As produções televisivas têm esse papel mas estão longe de corresponder à realidade quando omitem a presença LGBT. Desde que sem estereótipos, é de aplaudir o facto dessa série, vista por tantos jovens, incluir um casal gay", reconhece o activista.

Créditos: Jornal de Notícias