Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Morangos - Vive o teu Talento! - Fan Blog Série Morangos com Açúcar da TVI

Fã Blogue dos Morangos com Açúcar,Vive o teu talento! Agora com o regresso às aulas, novas personagens e mil aventuras. A escola agora é um palco, onde podem realizar os seus sonhos.

Alopécia

Muito Mais, 27.01.09

Cátia Godinho, de 18 anos de idade, irá nos próximos dias mostrar que ser actor envolve muito mais do que representar, a oua personagem sofre de uma doença grave a alopécia.o   caso apresentado em morangos com açúcar é de foro psicológico. Deixo-vos aqui mais algum  esclarecimento sobre a doença.

 

Alopécia é a redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando afecta todo os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal. Suas causas são:

  • Congénita: ligada a factores hereditários, com ausência total ou parcial desde o nascimento
  • Traumática: que tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo
  • Neurótica: também chamada de tricotilomania, onde o indivíduo "arranca" mechas de cabelos conscientemente ou não.
  • Secundária: que aparece após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções, medicamentos como a quimioterapia.
  • Seborréica: a dermatite seborreica do couro cabeludo é um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema. Contudo, é uma doença que raramente determina uma redução significativa dos cabelos.
  • Eflúvio: também chamada de deflúvio, é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres. Consiste na quebra harmoniosa do ciclo de vida capilar, tendo várias causas. Normalmente, responde bem aos tratamentos médicos.
  • Androgenético: é a causa mais frequente de alopécia entre homens, mas também afecta mulheres. Começa a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus. Como o próprio nome diz, é uma associação de factores genéticos com o harmónio sexual masculino, a testosterona.
  • Emocional: relacionada especialmente a factores emocionais, a alopécia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pêlos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pêlos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses. Em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopécia total) ou todo o corpo (alopécia universal).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.