Odeceixe
É na Costa Vicentina que encontramos esta idílica vila. Desenhada ao longo de um simpático vale, a Vila de Odeceixe convida a um simpático passeio pelas calçadas e observar as casas tradicionais pintadas de um branco imaculado.
Um pormenor que prende a atenção do visitante é o altaneiro moinho de vento, onde ainda hoje se moi farinha.
Pode optar também por descontrair e obrervar o carismático vale onde predomina a agricultura e pastoreio, não perdendo nunca o sinuoso percurso da ribeira de Seixe.
Apenas somos confrontados com um pequeno desafio: optar pela serra ou pelo mar!
Na baixa-mar pode andar umas largas dezenas de metros a pé. Para Sul há uma segunda enseada, unicamente acessível na maré baixa, a chamada Praia da Adega. Na maré alta, o único acesso é através de um trilho que desce a falésia. Proporciona excelentes condições para a canoagem e para passeios de barco. Como Chegar: Á saida de Aljezur em direcção norte pela EN120 (Aljezur-Lisboa). Passa a margem do Algarve para Alentejo perto de Odeceixe. Corte à esquerdo na entrada da aldeia de Baiona, por um estradão alcatroado. Este caminho acompanha a ribeira de Seixe, levando-o até à foz da mesma. A outra opção é, antes da ponte sobre a ribeira de Seixe ainda do lado algarvio, voltar à esquerda e seguir por essa estrada, que ao longo de 3 km leva-o directamente até à Praia de Odeceixe. Infraestruturas de Apoio: WC; chuveiros; parque de estacionamento; bar; telefone; praia vigiada durante a época balnear.